Conteúdo

Crise econômica provoca aumento nos pedidos de recuperação judicial

Por Julia Fernandes Guimarães e Ligia Azevedo Ribeiro

A crise econômica vivenciada no País no ano de 2016 fez com que diversas empresas recorressem ao Poder Judiciário, com pedidos de recuperação judicial, na tentativa de celebrarem acordos com seus credores, por meio do plano de recuperação, para superarem a crise financeira e continuarem a explorar suas atividades econômicas.

Segundo pesquisa realizada pela SERARA Experian, no ano de 2016 foi registrado um aumento de 44,8% nos pedidos de recuperação judicial em relação ao ano de 2015.

A crise econômica atingiu todos os setores da economia brasileira, mas o setor do comércio foi o mais afetado e, por consequência, registrou o maior crescimento em pedidos de recuperação judicial: um aumento de 51,2% com relação ao ano anterior. O setor de prestação de serviços e o setor industrial também tiveram aumento significativo nos pedidos de recuperação judicial, apresentando um crescimento de 48,5% e 24,2%, respectivamente.

Os dados apresentados pelo SERARA Experian são um espelho da realidade econômica do País e indicam que as empresas devem estar preparadas para participar, negociar e atuar ativamente nas recuperações judiciais, para que a empresa devedora consiga superar a crise econômica e que os credores satisfaçam seus créditos sem colocar em risco suas próprias atividades econômicas.

Compartilhe nas redes sociais

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações e conteúdos exclusivos!