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Continuidade dos Negócios: medidas estratégicas para o sucesso do processo de M&A

Por Bruno Zampieri F. Ottoni

No contexto de fusões e aquisições (M&A – Mergers and Acquisitions), a continuidade dos negócios é uma preocupação essencial para garantir que a transação seja bem-sucedida e que as operações da empresa alvo possam continuar sem problemas após a integração.

Desta forma, é essencial o conjunto de medidas para averiguar a operação rotineira da empresa alvo e forma de prosseguir para garantir a continuidade dos negócios. Abaixo pontuamos algumas formas de tornar este processo eficiente:

  • Auditoria Legal (Due diligence): ao início dos projetos, é fundamental realizar uma due diligence completa, incluindo, mas não se limitanto às contratações ativas da empresa alvo, necessárias para todas as atividades operacionais. Isso envolve uma análise minuciosa de todas as informações financeiras, operacionais, legais e comerciais relevantes para identificar possíveis riscos e questões que possam afetar a continuidade dos negócios;
  • Planejamento estratégico e operacional: as empresas envolvidas no projeto devem desenvolver um plano estratégico e operacional claro para a integração. Isso inclui estabelecer metas, cronogramas e responsabilidades para garantir uma transição eficiente, tendo em vista as contratações ativas, bem como sua manutenção ou não, para dar continuidade às atividades operacionais;
  • Equipe de integração: a designação de uma equipe de integração, composta por membros-chave de ambas as empresas, é essencial para liderar o processo de integração e garantir que todas as atividades sejam executadas conforme o planejado;
  • Gestão de riscos: identificar e mitigar os riscos associados à integração, garantindo que todas as questões aplicáveis sejam tratadas adequadamente;
  • Cultura organizacional: avaliar as diferenças culturais e institucionais entre as duas empresas e desenvolver estratégias para promover a harmonização cultural e o engajamento dos funcionários, fornecedores, prestadores de serviços e/ou quaisquer outras partes relevantes à operação cotidiana;
  • Integração de sistemas e tecnologia: garantir que os sistemas e tecnologias das duas empresas sejam integrados de maneira eficiente, permitindo uma troca de informações eficaz; e
  • Avaliação pós-integração: monitorar ativamente o desempenho da empresa alvo após a integração e realizar avaliações regulares para garantir que os objetivos previamente determinados sejam alcançados.

Num projeto desta magnitude, é comum que pessoas de extrema relevância para a continuidade das operações sintam-se inseguras com as mudanças, e no entanto, ainda são necessárias para os negócios da empresa alvo. Em casos assim, são utilizadas diversas formas de reter e motivar executivos, talentos, funcionários-chave e consultores, alinhando seus interesses com os da organização a longo prazo, mesmo após a transição, chamadas de Incentivo a Longo Prazo (ILP). Esses incentivos são projetados para recompensar o desempenho e o comprometimento ao longo de um período específico e podem incluir:

  • Opções de Compra (Stock Options): oferecer opções de compra de participação societária da empresa é uma maneira comum de incentivar os colaboradores a permanecerem e contribuírem para o sucesso da empresa a longo prazo. As opções permitem que os beneficiários venham a adquirir participação na empresa a um preço predeterminado em uma data futura, geralmente após um período de aquisição (vesting);
  • Ações Restritas (Restricted Shares): as ações restritas são ações/quotas da empresa que são concedidas a funcionários ou executivos, mas com restrições sobre a sua venda ou transferência durante um determinado período de tempo. Assim como na Opção de Compra, há um período necessário que deve decorrer, antes do recebimento da participação societária, mas neste caso, não será necessário pagar por ela;
  • Unidades de Ações Restritas (RSUs): as RSUs são promessas de pagamento em ações/quotas futuras da empresa após um período de aquisição. Elas funcionam como uma forma de incentivo sem exigir que os beneficiários adquiram a participação societária na empresa;
  • Ações Fantasmas (Phantom Stocks): as ações fantasmas são uma forma de compensação baseada em quotas/ações que não envolve a concessão real de ações reais da empresa. Em vez disso, são unidades contábeis que seguem o valor de ações/quotas da empresa, refletindo o aumento ou diminuição do preço da participação societária ao longo do tempo. Os beneficiários recebem ações/quotas fantasmas como uma promessa de pagamento futuro com base no desempenho da empresa ou em um período específico;
  • Bônus de Longo Prazo: bônus diferidos ou bônus baseados em desempenho a longo prazo são pagamentos feitos em intervalos futuros, vinculados ao alcance de metas ou objetivos de longo prazo;
  • Planos de Participação nos Lucros: esses planos permitem que os beneficiários compartilhem parte dos lucros da empresa com base no desempenho geral ou no desempenho individual;
  • Programas de Retenção: programas de retenção são incentivos oferecidos a colaboradores-chave que atingiram um determinado marco ou possuem habilidades críticas para a empresa. Esses incentivos podem incluir bônus adicionais, promoções ou aumento de benefícios;
  • Programas de Desempenho a Longo Prazo: são projetados para recompensar o desempenho sustentado ao longo de vários anos, incentivando a geração de valor para a empresa a longo prazo;
  • Benefícios não financeiros: além dos incentivos financeiros, empresas também podem oferecer benefícios não financeiros, como oportunidades de desenvolvimento profissional, treinamento, flexibilidade de horários, programas de bem-estar e outras vantagens que melhoram a experiência dos funcionários no trabalho.

Independente dos métodos e formas de incentivo abordados, é importante ressaltar que cada negócio é único e, portanto, as medidas específicas para a continuidade dos negócios e a retenção de pessoas em um processo de M&A, podem variar de acordo com a natureza das empresas envolvidas, o quadro de colaboradores, as contratações ativas, o setor em que atuam, dentre outros fatores. É fundamental buscar aconselhamento especializado para garantir que todas as etapas necessárias sejam devidamente abordadas durante o processo.

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