Conteúdo

Novos entendimentos do STJ sobre as notas promissórias

Novos entendimentos do STJ sobre as notas promissórias

Por Ligia Azevedo Ribeiro

Recente decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a executividade de nota promissória, mesmo ausente o local de emissão e de pagamento do título. Tal decisão reconheceu a aplicação do artigo 76 da Lei Uniforme de Genebra (LUG) para solucionar situações em que estejam ausentes requisitos formais da nota promissória.

A discussão se deu quando um executado, em sede de embargos do devedor, alegou a inexigibilidade do título de crédito em razão da ausência de requisitos formais. O juiz singular afastou tal alegação com fundamento no artigo 889, §2º do Código Civil, que estabelece que, na ausência de informações específicas, o lugar de emissão e de pagamento será o domicílio do emitente (devedor).

Já no STJ, o Ministro Relator, Luis Felipe Salomão, manteve o entendimento de que a ausência de requisitos formais não invalida a nota promissória, que permanece, portanto, exigível. Mas, afastou a aplicação do fundamento norteado pelo Código Civil, uma vez que, em seu entendimento, a solução deve ser conferida pelo artigo 76 da LUG, norma especial relativa aos títulos de crédito.

Assim, todas as vezes em que houver discussão sobre a validade das notas promissórias, será importante fazer a análise da ausência de eventuais requisitos à luz das disposições da LUG, em conjunto com os dispositivos pertinentes do Código Civil, considerando o novo posicionamento do STJ.

Ainda sobre esse título de crédito, o STJ editou a Súmula 504, a qual estabelece o prazo de cinco anos para o ajuizamento de ação monitória em face do emitente (devedor) de nota promissória, nos casos em que se reconheça a inexistência de força executiva, a contar do dia seguinte ao vencimento do título.

Nosso escritório está atento às modificações de entendimento sobre o tema, para garantir a nossos clientes o melhor aproveitamento dessas mudanças.

Compartilhe nas redes sociais

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba nossas atualizações e conteúdos exclusivos!